A importância da Representação  escrito em segunda 23 novembro 2009 12:49

Imagem e Representação

JANE PEREIRA CAMARGO E SILVA

A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO

Rubiataba-Go/ 2009

A importância da Representação

                       O termo representação, há muito tempo é usado pelas ciências humanas e pelo que se pode observar no texto, diversos são os conceitos elaborados por estudiosos para explicar seu significado, porém não se pode fugir de sua essência, a representação é a forma de se fazer presente algo que esteja impossibilitado de se fazer real naquele momento.

                      Para Ginsburg (2001), o termo representação trás certa ambigüidade com relação ao seu significado, ora trás uma idéia de presença, supondo uma realidade do que se quer representar, ora trás uma idéia de ausência onde a representação não é capaz de transmitir o objeto ou idéia desejada.

                     Segundo Francisco Falcon (1985), o termo representação, no decorrer da história passou a assumir conceitos variados como mitológico, ideológico, utópico e imaginário, popularizando dessa forma o termo. Antes do nascimento das ciências, a representação se dava através das relações de semelhança, a partir de Descarte e o surgimento da ciência mudou-se a maneira de conceituar a representação, deixando de observar apenas as similitudes, pois, as mesmas foram consideradas enganosas, passando então para o plano das taxionomias, onde da ausência nasce o real, a imagem ou a representação substitui o verdadeiro.

                      Embasada nos diversos conceitos analisados sobre o significado das representações, arrisco-me a dizer que as mesmas estão presentes em nossa vida, seja na arte ou no nosso dia a dia, como bem disse Chartier (1991), citando como exemplo a literatura como resultado de uma prática. Está também na cultura de uma comunidade e até mesmo na religião através de imagens, valores, tradições e manifestações. A representação é uma maneira de fazer perpetuar um momento, objeto, imagem ou idéia das mais variadas formas, porém é a única maneira de fazer permanecer algo na memória.

Referência Bibliográfica

MAKOWIECKY, Sandra. Representação: a palavra, a idéia, a coisa. Dezembro, 2003. Disponível em: . Acesso em: 16 de novembro de 2009.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.59.78) para se identificar     


2 comentário(s)

  • yuri mailto

    Sáb 27 Ago 2011 16:47

    bommmmmmmmmmmmmm

  • M

    Seg 04 Abr 2011 13:55

    TA + OU- ESSA RESPOSTA TO PRECISANDO PARA UM TRABALHO ESCOLAR


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para artejane

Precisa estar conectado para adicionar artejane para os seus amigos

 
Criar um blog